quinta-feira, 16 de outubro de 2008

O QUE DEVO E COMO DEVO ESTUDAR HISTÓRIA?!!


Aqui ficam alguns conselhos e dicas para orientares o teu estudo e preparação para a ficha de avaliação que se realizará já na próxima 4ª feira, dia 22 de Outubro.

  1. Lê atentamente o Manual, páginas 14 a 35, e faz um resumo ou um esquema das ideias principais (com a ajuda dos apontamentos do caderno, que já estão esquematizados);

  2. Resolve novamente os exercicios da ficha "avalio os meus progressos" das págs. 36 e 37 do Manual;

  3. Aplica os teus conhecimentos, realizando mais exercicios do Caderno de Actividades (fichas 1, 2 e 3).

Quando terminares o teu estudo deves ser capaz de:
  • Localizar no mapa os grandes impérios coloniais europeus no início do século XX,

  • Explicar o que significa imperialismo,

  • Apontar as razões que explicam a política imperialista adoptada pelos países mais ricos e industrializados da Europa, no final do séc. XIX,

  • Conhecer as decisões tomadas na Conferência de Berlim (1884-86),

  • Conhecer a reacção do Governo britânico ao projecto português do Mapa Cor-de-rosa,

  • Compreender as causas da 1ª Guerra Mundial – políticas, económicas e nacionalistas,

  • Indicar o acontecimento que despoletou o início da guerra em 1914,

  • Identificar as alianças militares que se formaram antes da guerra e os países que integravam cada uma delas,

  • Explicar o que significa paz armada,

  • Conhecer as fases da guerra e caracterizá-las resumidamente,

  • Referir o novo armamento usado na guerra,

  • Apontar as consequências da guerra para a Europa e em particular para a Alemanha, com a imposição do Tratado de Versalhes,

  • Relacionar a guerra com o crescimento económico dos EUA,

  • Explicar em que consiste o taylorismo e o fordismo,

  • Relacionar este novo método de organização do trabalho (modelo americano) com o crescimento económico dos EUA, após a guerra,

  • Relacionar a concentração de empresas com o aumento da competitividade na economia americana.

6 comentários:

Unknown disse...

stora eu voto na carta do Thierry
Helena Costa 9ºA

iromisa disse...

eu voto na carta do Miguel
Iromisa Landim 9ºa

Anónimo disse...

Eu gostei muito foi da minha carta mas como não posso votar na minha então vou votar na carta do Guilherme Sá que parece estar muito realista, parece que é mesmo que o Guilherme esteve na I guerra mundial e também vou votar na carta do Gil Santos que é da Gisela. Esta muito interessante essa carta. Já agora cria pedir uma coisa a todos os alunos leitores para votarem também na minha carta porque acho que está muito sensiblizada.lol

Anónimo disse...

eu gostie da carta do patrik

Anónimo disse...

eu gostei da carta do patrik

Anónimo disse...

eu gostei da carta do patrik